Related Posts with Thumbnails
RSS

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Resenha: Scott Westerfeld - Feios


Scott Westerfeld - Feios.

Título original: Uglies
Editora: Galera Record
Ano: 2010
Páginas: 415

Primeiro livro da Série Feios.

Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que a transformará de “feia” em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito.
Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quando Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito – e, acredite, não é nada bonito.

Comentários:

"Feios" é um livro surpreendente e, apesar do caráter futurista, discute um tema atual: a beleza. A busca irreal pela perfeição física, esquecendo dos valores humanos e sociais. Como a sociedade separa e julga as pessoas pela sua aparência, pela marca da roupa, pelo ano do carro, pelo tamanho e aspecto da moradia... entre outros fatores.

Vamos aos detalhes dessa história:

Tally conta os dias até seu aniversário de 16 anos, quando deixará de ser mais uma feia no mundo, ou melhor, na Vila Feia, e passará a ser perfeita, morando e se divertindo junto com outros perfeitos em Nova Perfeição. Ela está sozinha, já que todos os seus amigos, especialmente Peris, já foram “curados”. Enquanto o dia da cirurgia não chega, Tally diverte-se quebrando regras. Numa dessas aventuras, ela conhece Shay, da qual se torna amiga. Coincidentemente, elas fazem 16 anos no mesmo dia, mas Shay não parece muito disposta a passar pela transformação. Longe disso! Ela quer manter sua aparência e decide fugir para Fumaça, lugar onde todos continuam feios (normais, na verdade!) e insiste para que Tally vá com ela. Quando essa decide ficar, Shay deixa instruções codificadas de como chegar ao local.
Tudo parece ir bem para Tally, afinal seu sonho de ser perfeita irá se concretizar. Mas, no dia da cirurgia, ela conhece as “Circunstâncias Especiais”, entidade que investiga o desaparecimento dos feios e o local da resistência deles. Agora ela só tem duas opções: ou continua feia para sempre ou vai até Fumaça e, como uma espiã, delata a sua localização. O que Tally escolherá?

Esclarecendo alguns pontos:

* Tally Youngblood é uma típica Feia, “programada” pela sociedade em que vive para achar que seu rosto e corpo, com algumas imperfeições, são feios. Mesmo quando observa a vida dos Perfeitos, acreditando que são bobos e fúteis, tudo o quer na vida é fazer parte dessa sociedade. Depois, ao conhecer alguns detalhes e os “Enfumaçados”, passa a amadurecer, aceitando sua aparência e a dos outros, sem julgamentos e apelidos depreciativos;

* David é um rapaz que nasceu longe da cidade, portanto não tem essa programação para achar o diferente feio, ao contrário. Ele sabe que as pessoas devem ser mais do que só a sua aparência. Ao conhecer Tally, saber de suas aventuras e perceber o seu crescimento e amadurecimento, ele se apaixona. E é a partir daí que Tally passa a enxergar a verdadeira beleza, aquela que vem de dentro, dos pensamentos, sentimentos e ações;

* O livro é futurista, mostrando uma cidade que sobrevive graças ao uso da tecnologia, como pranchas voadoras, carros voadores, purificadores de água, comidas desidratadas, anéis de interfaces, entre outros. Esses detalhes deixam a história bem interessante...

* Na cidade, as pessoas são separadas. Os feios (crianças/adolescentes entre 12 e 16 anos) vivem em alojamentos na Vila Feia. Os mais velhos vivem na Vila dos Coroas e os perfeitos jovens na Nova Perfeição. Dessa forma, eles vivem alienados dos problemas da sociedade em geral;

* A história vai se desenvolvendo de forma surpreendente, bem além do que esperamos e pensávamos antes. Isso prende a atenção do leitor e o instiga a continuar a leitura... e ao chegar ao final, nos pega de surpresa e deixa um gostinho de “quero mais”. Fora que ficamos nos questionando até que ponto somos diferentes dos “feios” e “perfeitos” retratados no livro.

* Como já citei, esse livro é o primeiro da Série Feios:
  • Feios;
  • Perfeitos;
  • Especiais;
  • Extras.

* Enfim, “Feios” é um livro super atual, misturando ficção científica, aventura, mistérios, romance, de forma a criar uma narrativa envolvente, cheia de reviravoltas e com um final que nos deixa loucos pela continuação (prevista para setembro). Recomendo!

* Saiba mais sobre o livro e leia o primeiro capítulo no hotsite da série: http://www.record.com.br/seriefeios/

Destaques:

1. (...) – Tudo bem, Shay, David existe. E ser feio também existe. Não dá para mudar isso fazendo um desejo ou repetindo que você é perfeita. Aliás, essa é a razão de terem inventado a operação.
– Não passa de enganação, Tally. Em toda a vida, você só viu rostos perfeitos. Seus pais, seus professores, todos que têm mais de 16 anos. Mas você não nasceu esperando encontrar sempre esse tipo de beleza em todo mundo. Simplesmente foi programada para achar que qualquer coisa diferente é feia.


2. (...)
– Escute, Tally. Isso não importa para mim. O que importa é o que está dentro de você.
– Acontece que a primeira coisa que se vê é o rosto. Você reage à simetria, à cor da pele, ao formato dos olhos. E então decide o que há dentro de mim, com base nessas reações. Você é programado para agir assim!
– Eu não sou programado. Não fui criado na cidade.
– Não é só uma questão cultural. É a evolução!
Baixando o tom de voz, David aceitou a derrota.
– Talvez uma parte seja evolução. – Ele deu um sorriso cansado. – Mas sabe qual foi a primeira coisa que me atraiu em você?
– Qual foi? – perguntou Tally, tentando se manter calma.
– Esses arranhões aqui – disse ele, tocando-a novamente.
(...) – É um sinal de que você viveu uma aventura, Tally, e de que se embrenhou no mato para chegar aqui. Para mim, naquele dia, foi um sinal de que tinha uma boa história para contar.

3.
(...) Exatamente como pensei ao vê-la pela primeira vez: você aceita correr riscos – Seus dedos alcançaram um cacho dos cabelos queimados de Tally. – E continua correndo riscos.
– Acho que sim.
Estar ali na escuridão, ao lado de David, parecia um risco – um risco de outra reviravolta. Ele permanecia com aquele olhar vagamente perfeito. Talvez fosse realmente capaz de enxergar além de seu rosto de feia. Talvez o que havia dentro dela realmente importasse mais para ele do que qualquer outra coisa.
Tally subiu numa pedra perdida no caminho. Agora seus olhos encaravam os de David.
– Você acha que eu sou bonita de verdade, não acha?
– Acho. As coisas que você faz e seu jeito de pensar a tornam bonita.


Onde comprar:




É isso! Até o próximo livro com coração...

8 corações despertados:

Aracely disse...

Ai! Eu estou louca por esse livro!!! Sempre que vou à livraria fico namorando com ele... mas fim do mês ele não me escapa! hehehe

Resenha perfeita! Parabéns!!!

Beijos!

Luka disse...

Camilla,
Estou doida para ler esse livro.
O enredo é muito interessante e Taly despertou minha curiosidade.
Pena que o meu exemplar não chega nunca !
Beijos
Luka.

Juliana disse...

Eu ja tinha lido sobre esse livro em outros blog's.
Gostei bastante da história. Um boa crítica a indústria da moda!

Mirelli Lohaine disse...

A cada resenha de Feios que leio quero morrer!
Porque ou eu ganho uma das promoções que rolam ou terei que desembolsar mesmo, porque não posso ficar sem lê-lo!
huahuahua
Adorei sua resenha querida!
Beijos

Roberta Seabra disse...

Estou muito curiosa pra ler esse livro.

Bjos

Mariana Paixão disse...

Eu acabei de ler esse livro anteontem, e adorei! O livro é realmente bastante atual, e faz uma crítica enorme ao modo como vivemos!

Adorei sua resenha e adorei seu blog, e já estou te seguindo! ^^

Fatima disse...

Oi! Adorei a resenha!!! A Galera Record está sempre trazendo boas novidades... pena que acaba com meu bolso. hehehe

Parabéns pelo blog!

Bjo!

leitoracompulsiva disse...

Adorei a resenha! Já li o livro e achei incrível! Tô super ansiosa pelo segundo livro!!!
Beijos
Camila