Related Posts with Thumbnails
RSS

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Resenha: Stephenie Meyer - A Breve Segunda Vida de Bree Tanner


Stephenie Meyer - A Breve Segunda Vida de Bree Tanner.
Uma história de Eclipse.

Título original: The Short Second Life of Bree Tanner
Editora: Intrínseca
Ano: 2010
Páginas: 190


Sinopse:

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner: Uma história de Eclipse é a envolvente trajetória de Bree, uma vampira recém criada apresentada ao público em Eclipse, e do lado mais sombrio do mundo que ela habitava. A novela narra a jornada do exército do qual a recém criada faz parte em sua preparação para o ataque a Bella Swan e aos Cullen, acompanha o encontro entre eles e, depois, o inesquecível desfecho desse confronto.

Comentários:

Para a felicidade das fãs da série Twilight – e me coloco entre elas, apesar de ter ficado um tanto descontente com vários detalhes nas continuações – mais um livro lançado pela Stephenie Meyer totalmente interligado ao universo dos nossos amados e brilhantes vampiros, especificamente ao capítulo da luta entre os recém criados e os Cullen/Bando de Jack. Podem falar o que quiser, mas a narrativa da autora é sempre envolvente. Não dá para parar! E o mesmo acontece com “A Breve Segunda Vida de Bree Tanner”.

Diego sorriu para mim, seu rosto bonito sob a luz do sol, e, de repente, com um forte calafrio na barriga, percebi que toda aquela coisa de melhor amigo para sempre já era. Para mim, pelo menos. Foi rápido assim.
O sorriso dele ficou então mais suave. Seus olhos refletiam os meus, alertas. Tudo em nós era encanto e luz. Ele tocou meu rosto, como havia tocado minha mão, como se estivesse tentando entender o brilho.
– Tão linda – disse, e deixou a mão descansar em minha face.
Não sei por quanto tempo ficamos ali, sorrindo como completos idiotas, brilhando como tochas.
(...) Assim que o brilho desapareceu, meus pensamentos recuperaram a nitidez e eu consegui refletir sobre o que aconteceria em seguida. Embora Diego tivesse voltado à aparência normal – ele não faiscava mais como um globo de luz –, eu sabia que não seria como antes para mim. Aquela sensação de calafrio na barriga continuava. Eu tinha a impressão de que ela ficaria ali para sempre
.”

Vamos aos detalhes da história:

Bree é uma garota entre os 15 e 16 anos que faz parte do grupo dos vampiros recém criados pela Victoria, com o objetivo de que esses participem do seu plano de vingança contra Edward e Bella, responsáveis diretos pela perda de seu parceiro. O chefe do bando, Riley, vai escolhendo suas vítimas de forma que não chamem atenção, portanto são moradores de rua, entre outros humanos da classe desfavorecida.
Bree, enquanto humana, era uma garota que fugiu de casa para escapar dos maus tratos de seu padrasto e passava fome pelas ruas de Seattle, mas as lembranças de sua vida humana são escassas.

Ao ser transformada pela Victoria e incorporada ao mundo vampírico através das instruções e ameaças de Riley, ela passa a tentar salvar sua vida escondendo-se dos seus ‘companheiros’ mais raivosos no escudo de proteção de Fred, um recém criado com poderes especiais, e envolvida com a sua paixão: os livros. Porém, a sede constante e dolorosa, comum aos vampiros novos, a obriga a sair junto com seu grupo para alimentar-se. Numa dessas saídas, ela conhece Diego, outro integrante do bando, que mostra que não deve temer a aproximação de alguns de sua espécie e que, assim como ela, tem suas dúvidas quanto a honestidade de Riley e Victoria. Nasce aí uma amizade meio colorida... O problema é que pensar e desconfiar dos chefes não faz parte do plano. E agora a segunda vida dos dois está condenada à brevidade.

Esclarecendo alguns pontos:

* Narrado em primeira pessoa e com ótica feminina (traço comum da Stephenie), conhecemos os pensamentos e inquietações da vampira recém criada Bree. Diferente dos vampiros ‘vegetarianos’, os recém criados não conseguem controlar seus impulsos e sua sede constante. Temos, então, uma nova visão acerca do confronto descrito em Eclipse e sabemos que esses vampiros são manipulados e treinados para não pensar e questionar as informações de seus superiores. São vítimas da maldade e sede de vingança da Victoria;

* A autora consegue sempre humanizar suas personagens, até mesmo aquelas que seguem impulsos animalescos. Não tem como ler esse livro e não torcer pelo final feliz, mesmo sabendo que esse é trágico;

* Compreendo perfeitamente e achei genial a escolha da protagonista da história. Bree é citada rapidamente em Eclipse e é uma personagem mínima, mas que carrega os segredos que merecem ser revelados e são importantes para a compreensão geral da série, como as intenções escusas dos Volturi. Sem explorar demais a caracterização da vilã, nem a descrição da luta entre esses vampiros e os Cullen, afinal a visão de Bree é limitada. Fora que a postura de Bree é totalmente diferente da de Bella. Ela não é passiva, mesmo que fuja dos confrontos diretos. É inteligente e corajosa na medida certa. Gostei bastante!

* Ainda temos dois outros vampiros do grupo que conquistam a nossa simpatia: Diego e Fred. Ambos protegem Bree em várias situações e são bastante racionais com relação aos verdadeiros propósitos de Riley.

* A parte romântica é breve (assim como a vida das personagens, não é?!), mas arranca suspiros de tão doce. É o primeiro amor que nasce a partir da amizade e cumplicidade entre Bree e Diego. Você fica torcendo muito pelo casal!!!

* Como aponta a autora e concordo plenamente, seria interessante que as pessoas que vão assistir ao Eclipse, que estréia dia 30 de junho, pudessem ler esse livro antes. Afinal, no filme, Bree terá maior destaque.

* Enfim, um livro curto, rápido, de desfecho já conhecido, mas que apresenta de forma interessante a breve trajetória de Bree e fatos importantes não mencionados nos outros livros da série. Misturando romance e ação com uma narrativa ágil e envolvente, temos um livro que agradará aos apaixonados pelo universo vampírico como também amenizará um pouco a nossa saudade da família Cullen! Recomendo!

Veja no hot site da série as cidades nas quais haverá evento de lançamento do livro:
http://www.intrinseca.com.br/crepusculo/home/index.php

Pessoal de Natal, vamos? :)

Onde adquirir o seu exemplar:

Livraria Saraiva;
Submarino.

É isso.
Até o próximo livro com coração...

6 corações despertados:

Naniedias disse...

Só eu que não li esse livro ainda?? Estou super ansiosa esperando o meu chegar \o/

Luka disse...

Eu gostei demais desse livro !
Fiquei torcendo até a última linha para Bree ter um final feliz...
Sou doida né ?! Pode falar.
Parabéns pela resenha !
Bjs
Luka.

Brunas F. disse...

nhaa eu comprei esse livro qndo fui á São Paulo mas tá na pilha ainda...uns falam bem outros falam mal..eu vou ler pra ver ql é =D

ameii o blog =D

olhosderessaca disse...

Nossa de começo não me iteressei muito pelo livro pelo personagem ser pequeno no Eclipse mas depois da resenha fiquei muito curiosa, quero muito ler o livro. Bjsss

Débora Lauton disse...

Apesar de saber tudo sobre o livro (depois de você ter acabado com as minhas esperanças)... taí um livrinho que eu queria ler...

beijos,
Dé...

Nana ~ E.R * disse...

Oi. Vim convidá-la para participar do SORTEIO:

"Beije-me Enquanto Durmo - Linda Howard "

http://eternosromances.blogspot.com/2010/06/sorteio-er_570.html

:)