Related Posts with Thumbnails
RSS

terça-feira, 29 de junho de 2010

Leila Rego - Pobre Não Tem Sorte (Junho - Desafio Literário)


Leila Rego - Pobre Não Tem Sorte.

Editora: All Print
Ano: 2009
Páginas: 207

Sinopse:

Toda garota do interior sonha em se casar com o cara de seus sonhos, ter uma casinha, filhos e ser feliz até que a morte os separe, certo?
E se esse cara for lindo, rico, super fashion e divertido?
E se tal “casinha dos sonhos” for um mega apartamento no melhor bairro da cidade?
Uau! Mariana encontrou o cara perfeito e vai se casar com ele!
E nada de casinha! Isso é coisa de gente que pensa pequeno. Mariana vai ter o apartamento dos sonhos que já vem incluso no pacote: case com um homem rico e vá morar em grande estilo.
E quanto a filhos e ser feliz até que a morte os separe... Bem, ela ainda não pensou nesses detalhes. Afinal, as prioridades vão para as coisas bem mais interessantes como, por exemplo, o vestido de noiva perfeito, o que o colunista vai dizer sobre o seu casamento no tablóide de domingo, o que as amigas e inimigas irão comentar, quem entrará na lista de convidados para sua despedida de solteira, etc.
Mas isso só dura até um dia em que Mariana... Bom, leiam o livro e descubram.

Comentários:

Sou pobre, mas sou enjoada. Acho que você já sacou isso!

Como vocês sabem, adoro chick-lit. E ainda mais quando esse é de casa! Quando a personagem parece com alguém que você conhece ou gostaria de conhecer. Então, quando vi o tema do mês de junho do Desafio Literário - Escritora Brasileira -, soube de cara qual livro escolher... e não poderia ter escolhido melhor!

Mais um livro nacional que só vem comprovar que temos vários escritores talentosos... esses só precisam de uma chance para conquistar você! Que tal? ;)

Vamos aos detalhes dessa história:

Mariana tem 26 anos e é formada em Turismo. Ela mora com seus pais e irmã em um apartamento simples num bairro popular de Presidente Prudente. Apesar de pobre, Mari adora comprar roupas e acessórios de grife e seu sonho é fazer parte da Nata da sociedade. E tudo parece estar caminhando para que seu sonho se realize, afinal está noiva de Eduardo, um médico em início de carreira e que pertence a família mais abastada da cidade. Só que Edu é um rapaz super simples.
Vivendo nesse mundo de glamour, com amigas que adoram ostentar a riqueza, andando sempre com roupas de marca (mesmo que compradas em parcelas a perder de vista no cartão...), Mari passa a ser fútil e egoísta, esquecendo dos valores e princípios realmente importantes na vida.
Seu sonho vai pelo ralo... junto com todos os seus planos de casamento perfeito e de sair na coluna social. Será mesmo que pobre não tem sorte?
Agora, perdida, abandonada por seu noivo, ignorada por suas amigas, sem dinheiro, ela deve superar o sofrimento e, quem sabe, descobrir que a vida é muito mais que dinheiro, status e roupas de grife...

Esclarecendo alguns pontos:

* O livro é narrado em primeira pessoa, portanto, vamos conhecendo a Mariana e seu jeito artificial de ser, mas, mesmo patricinha, não tem como não gostar dela, rir de suas preocupações tolas, ficar irritada com suas divagações, pegar algumas dicas de organização e de moda, querer dar conselhos, sacudi-la, repreendê-la. Depois, se encantar com a sua sinceridade, arrependimento, rir com suas recaídas de moda. E, finalmente, torcer pelo seu final feliz;

* A autora, Leila Rego, conseguiu montar uma história engraçada, com uma protagonista ao estilo Patricinhas de Beverly Hills (só que pobre...), mas que consegue nos conquistar na primeira linha. Parabéns!

* A narrativa não é linear. O prólogo do livro é algo que aconteceu no meio da história, mas é esse fato que vai dar o tom, o que faz Mari repensar suas atitudes e descobrir o que fez com que seus sonhos não se concretizassem;

* Meninas, o Edu é muito fofo, embora deva confessar que fiquei com muita raiva pelo que fez a Mari, apesar de entender seus motivos... Mas, de qualquer forma, outra personagem masculina para a categoria dos “tudodibom”! Já pensou? Lindo, cheiroso, educado, inteligente, comprometido com a profissão, rico, mas simples... Aiaiai! Meu número, com certeza! ;)

* Adorei a Tia Albertina e suas “expedições” na 25 de março... Como não sou parecida com a Mari no quesito moda, adoraria comprar umas coisinhas por lá! E a diarista Cida? kkkkkkk Nossa, uma figura! Ia adorá-la como amiga, mas como funcionária... sei não! Ri muito com essas duas personagens...

* Para quem, assim como eu, ficou louca com o final do livro... que é ótimo, claro, mas que nos mata de curiosidade e deixa um gosto forte de “quero mais”, a autora já confirmou o segundo livro, que sairá nesse segundo semestre. Eba! Quero saber o que a Mari vai aprontar em São Paulo...

* Enfim, Pobre Não Tem Sorte é um livro super engraçado, com personagens verossímeis, misturando romance, confusões, reviravoltas, recomeço e uma lição importante e que faz refletir. Super recomendado!

Saldo:

Continua super positivo!

~> Gostou? Adquira o seu aqui!

É isso!
Até o próximo livro com coração...

6 corações despertados:

Vivianne Fair disse...

Também gostei do livrooo! E do edu só depois!! kkk!!

larissa crislayne disse...

AAh, quero ler esse livrooo *o*
Mari parecer ser uma pessoa que conheço :P
Esperando ansiosa o meu chegar o/


Beijos.

Natália Alexandre disse...

Adoro esse livrinho, a capa é super charmosa... mas sou suspeita pra falar: adoro rosa


bjss

Vivi disse...

O que dizer desse livro já tão comentado e badalado na net? Quero ler!

Beijocas

Fernanda disse...

Esse livro é ótimo, né? :)

Bjos!

Cíntia Mara disse...

Eu me diverti horrores com esse livro. A Mari é ótima!

Mas o Edu não me conquistou não, bonzinho demais, hahaha.

Beijos