Related Posts with Thumbnails
RSS

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Quem apagou a luz? - Relato de uma leitora em crise.

Stephenie Meyer - Eclipse.

Editora: Intrínseca
Ano: 2009

Páginas: 464

"No silêncio mortal, todos os detalhes de repente se encaixaram, numa explosão de intuição. Havia algo que Edward não queria que eu soubesse. Algo que Jacob não teria escondido de mim. Algo que pôs tanto os Cullen quanto os lobos no bosque, movendo-se juntos numa proximidade perigosa. (?) Algo que eu, de algum modo, esperava. Que eu sabia que aconteceria de novo, tanto quanto desejava que jamais acontecesse. Nunca teria um fim, teria?"
Enquanto Seattle é assolada por uma sequência de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de outros perigos. Em meio a isso, ela é forçada a escolher entre seu amor por Edward e sua amizade com Jacob "uma opção que tem o potencial para reacender o conflito perene entre vampiros e lobisomens. Com a proximidade da formatura, Bella vive mais um dilema: vida ou morte. Mas o que representará cada uma dessas escolhas.

Comentários:

Eu não poderia dizer que não gostei desse livro, tão pouco poderia dizer que o amei. É uma daquelas coisas que não podemos classificar, não podemos colocar em uma só categoria.
Eu gostei de algumas partes. Enquanto que outras, preferia não tê-las lido. Isso me deixou um tanto desiludida. Abalou algumas das minhas teorias e idéias já tão fortes, quanto entalhes na madeira. Precisei pegá-las e revisá-las.
Eu que achava que nenhuma protagonista poderia ser uma imagem interna minha mais perfeita quanto a Bella Swan... A menina que é desajeitada, simples e que não se acha grande coisa. Alguém que se preocupa com as pessoas que ama, acima de sua própria figura. Aquela que espera o príncipe encantado, mesmo que não seja nenhuma princesa. É! Eu apressei um pouco as coisas... Esse livro me abalou... Será que podemos amar duas pessoas ao mesmo tempo?! Duas pessoas que sejam tão diferentes e que despertem duas respostas totalmente divergentes dentro da gente?
Eu acho que podemos gostar de muitas pessoas, de parecer diferente para cada uma delas, mas amar – aquele amor especial – somente uma. Só uma pessoa para quem mostramos a verdadeira face (ainda há os que escondem a verdadeira face... mas aí já é outro tipo de amor!).
Talvez eu seja demasiadamente romântica... mas não esperava que aquele amor tão lindo e incondicional que os outros livros da série me fizeram montar mentalmente e invejar pudesse ser maculado.
Não achava que Bella pudesse amar outra pessoa, mesmo sendo Jacob Black. Ele tem boas qualidades e ainda apresenta certo grau de perigo que poderia satisfazer Bella. Ele poderia sentir algo mais por ela, tentar conquistá-la, oferecer alguma insegurança ao Edward, no sentido de ser um possível rival, mas daí a ser amado, mesmo que não na mesma intensidade, parece trair toda a abnegação de Edward.
Então, como ela suspeitava e sustentava em Crepúsculo... Sim! Ela não é boa o suficiente para ele. Sei que ele se responsabiliza pelo que aconteceu, que acha que esse outro amor despertado foi umas das conseqüências de seu abandono. Mas será que fazer o que parecia ser correto merece uma retribuição negativa?

Perdoem-me por fazer disso quase uma questão pessoal, tratando de uma ficção como se fosse realidade. Mas os amores da vida real já deixam tanto a desejar que precisamos ainda encontrar nas páginas dos livros aquele amor inquestionável e imaculado. Se não vamos ler isso nesses livros, sinceramente prefiro ler os jornais...

Esclarecendo alguns pontos:

* Escrevi esse texto assim que terminei a leitura do livro (o que aconteceu já há algum tempo...). Hoje, mais calma e mais informada quanto à saga Twilight, posso dizer que a autora se perdeu em meio ao sucesso de Crepúsculo (principalmente) e Lua Nova (o qual ainda considero como interessante, já que sempre gostei da temática shakespeareana imortalizada pelo romance Romeu e Julieta.).

* Claro que essa é opinião dessa srta... Ainda digo que leiam para tirar suas próprias conclusões. Sejam elas quais forem, devem ser respeitadas. Afinal, gosto não se discute...

- Esse livro faz parte de uma série:

1.
Crepúsculo (Twilight);

2. Lua Nova (New Moon);
3. Eclipse;
4. Amanhecer (Breaking Dawn).

Possivelmente:

5. Sol da Meia-noite (Midnight Sun).

Obs: Os títulos dos livros apresentados em cor diferente são links para postagens/comentários sobre eles.

É isso! Até a próxima com mais Livros com coração...

8 corações despertados:

Anônimo disse...

Oiii.. aqui fiquei super interessada no livro que você está lendo, não vejo a hroa do seu post pra saber se é tão bom quanto o filme!!!


Bjinhusss

- Luana Raquel disse...

olá querida!!!!!!
descobri o seu blog por vc também participar do caderninhomochileiro!!!
adorei o seu blog! vou segui-lo!
ah! eu participo também e falar nisso ele acabou de chegar em minhas mãos!!!! beijos!

La Sorcière disse...

Olá querida. Senti o mesmo que vc com relação aos livros: Amei o Crepúsculo e fiquei apaixonada pelo amor....gostei de Lua Nova.
Mas detestei Eclipse....como Bella podia ficar dividida??? Que raio de amor é esse???? Achei que Bella traiu tudo o que vi nela, traiu o conceito de amor....enfim, detestei. Li o último livro(breaking dawn) por puro masoquismo.
Bj

Carla Martins disse...

Eu sei, eu sei que esses livros são mega sucessos. Mas, preciso confessar que não tenho a menor vontade lê-losa, acredita? Eles não me despertam nada...

beijos!

Anônimo disse...

Nunca me animei a ler 'Crepúsculo', acho essa coisa toda de vampiros, lobisomens e outros 'monstros' afins muito doida; e depois desse post, menos ainda... concordo plenamente com sua colocação: 'os amores da vida real já deixam tanto a desejar que precisamos ainda encontrar nas páginas dos livros aquele amor inquestionável e imaculado. Se não vamos ler isso nesses livros, sinceramente prefiro ler os jornais'.

Pois é, diante disso, só confirmo minha idéia de dispensar a série 'Twilight'... ;)

BeijO! :)

Caline disse...

Terminei de ler Eclipse hoje e me surpreedi tanto quanto você por esse amor tão forte que Bella sentiu por Edward desde o começo ser abalado por um sentimento também de amor em relação a Jake.

Apesar dos livro esfriar na minha concepção já apartir de "Lua Nova" eu estou anciosissíma para que o correio entregue logo aqui em casa o último livro da saga.

Vamos ver até onde toda essa pressão sobre a escritora influenciou no útimo livro da série. Espero que nesse desfecho final ela consiga manter o livro num nível tão bom quanto o primeiro.

Um xero.

Anônimo disse...

O Compartilhando Leituras está fazendo uma discussão, você é contra ou a favor de baixar livros pela internet? Participe da enquete na barra lateral do blog e deixe sua opinião nos comentários, vamos compartilhar essa discussão!

Obrigada

Caline disse...

Ahhhh Camilla eu sei que sua intenção não era me desanimar, mas eu estava tão empolgada porque tinha comprado "amanhecer" e agora enfim ia terminar a história com chave de ouro. Depois do seu comentário eu fiquei pra baixo e ao mesmo tempo pra cima, rsrsrsrs.
Pra baixo porque perdi todo o clima com o livro antes mesmo de ler e pra cima porque fiquei doidinha pra ler "sol da meia-noite", rsrsrsrs.

Mas eu vou tentar ler até o fim e depois posto a opinião da saga toda lá no blog, inclusive do livro final.

Um xero pra ti.