Related Posts with Thumbnails
RSS

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Crepúsculo - O Livro.


Stephenie Meyer - Crepúsculo.

Título original: Twilight.
Editora: Intrínseca.
390 páginas.

Para quem é viciada em romances, não achará a minha aventura grande coisa... Como virar a madrugada lendo ou jantar às 23h 59 min, por não conseguir parar antes de acabar o capítulo.

Cuidado!!! Contém spoiler.

Confesso que nenhum livro me cativou logo na primeira linha... com nenhuma outra protagonista me identifiquei tanto ao ponto de parecer ler as minhas próprias angústias e sonhos.

“Eca... Um romance adolescente!” – como pré-classificou uma amiga.


Alguns romances independem da idade, local ou língua. Alguns simplesmente transbordam das páginas lidas e se encaminham diretamente para o coração e para aquele lugarzinho resguardado que chamamos de nossos sonhos ou esperanças. Porque mesmo quando dizemos que amores tão profundos não existem mais, apenas nos livros, no fundo esperamos secretamente a nossa vez de viver algo ligeiramente parecido.

“Quando a vida lhe oferece um sonho muito além de todas as suas expectativas, é irracional se lamentar quando isso chega ao fim.”
(Prólogo, p. 11).

Já tinha lido comentários e resenhas sobre o livro e estava curiosa e, ao mesmo tempo, apreensiva. “Vampiros?! – pensava – mas não sou muito fã desse tema...”
Pouco tempo depois, entrou em cartaz o filme baseado na obra. Eu, como amante e também viciada na sétima arte, fui assistir. Não tinha muitas expectativas... mas consegui sair da sala com muita vontade de ler o livro e saber mais sobre essa improvável história de amor.

Enfim, já próximo da data de lançamento do terceiro volume da série, Eclipse, ganhei Crepúsculo e Lua Nova (Obrigada, Tia!!!). Comecei e não pude parar mais. Precisei me conter para fazer as tarefas que me competiam, ainda que estivesse com a cabeça não na lua, mas no crepúsculo... desesperada para saber o que viria a seguir.

Stephenie Meyer consegue manipular todos os ingredientes para formar uma boa história: um bom enredo, personagens fortes, doses certas de mistério, aventura e romance. Sendo escrito em 1ª pessoa, você passa a ver tudo pelos olhos observadores de Bella Swan, passa a ser sua melhor amiga, confidente e inseparável... e depois, a incorporá-la (principalmente, se for nas cenas dos toques e beijos frios – que aquecem – de Edward Cullen).
*****Suspirando*****

A autora consegue criar uma protagonista com uma mistura totalmente real de força e fragilidade, de inocência e sensualidade. Uma mocinha com quem qualquer uma de nós se identifica (sem importar a idade!).
Edward Cullen, então, é o sonho de qualquer garota... O príncipe que salva a mocinha, belo, inteligente e forte. Mas tudo nesse romance tem outro lado, outra face, secreta, obscura... um lado heróico e um lado vilão que habitam o mesmo corpo e duelam entre si.
Sobretudo, Edward é um herói em sua totalidade se pensarmos em sua luta para fugir de sua condição permanente e de seus instintos de monstro.

"- E então o leão se apaixona pelo cordeiro... – murmurou ele.
Virei a cara, escondendo os olhos enquanto me arrepiava com a palavra.
- Que cordeiro imbecil – suspirei.
- Que leão masoquista e doentio.
"
(Confissões, p. 217)

O amor proibido que nasce entre os dois é eterno e, ao mesmo tempo, mortal. Dependerá de suas escolhas e do destino... Ele precisa controlar sua atração pelo sangue dela. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. E, juntos, precisam lutar pelo amor verdadeiro. Porque Bella é ímã para problemas e Edward é altamente perigoso.
Um perigo que todas nós gostaríamos de correr, com certeza!

Só para dar um gostinho na boca:

"- Sonho principalmente em ficar com você para sempre.
Sua expressão mudou, atenuada e entristecida pela dor sutil em minha voz.

- Bella. - Seus dedos acompanharam de leve o formato de meus lábios. - Eu vou ficar com você... Isso não basta?
Eu sorri sob a ponta de seus dedos.
- Basta por enquanto.
Ele franziu o cenho diante da minha tenacidade. Ninguém ia se render esta noite. Ele expirou e o som era praticamente um grunhido.
Toquei seu rosto.
- Olhe - eu disse. - Eu o amo mais do que qualquer coisa no mundo. Isso não basta?
- Sim, basta - respondeu ele, sorrindo - Basta para sempre.
E ele se inclinou para encostar os lábios frios mais uma vez no meu pescoço."
(Epílogo, p. 390)

- Esse livro faz parte de uma série:


1. Crepúsculo (Twilight);

2. Lua Nova (New Moon);
3. Eclipse;
4. Amanhecer (Breaking Dawn).

Possivelmente:

5. Sol da Meia-noite (Midnight Sun).


Obs: Os títulos dos livros apresentados em cor diferente são links para postagens/comentários sobre eles.

* Ainda não está confirmado se haverá a publicação de um livro paralelo ao Twilight, chamado Midnight Sun, que seria a história de Crepúsculo contada do ponto de vista de Edward Cullen. Segundo a autora, devido ao vazamento do rascunho, seus direitos e sua motivação para escrita foram violados.


Nós, fãs da série, esperamos que tudo se resolva da melhor maneira e que possamos, futuramente, comprar esse livro e conhecer e amar ainda mais nosso maravilhoso Edward Cullen.


Aguardem os próximos capítulos dessa história de amor! Até a Lua Nova...

2 corações despertados:

Rafaela disse...

Oi Camilla! AMO crepúsculo!
Ai, Edward, Edward!
(suspiro)
Gostei muito do filme também!
Como sempre seu blog tá show!
Passa lá no "Canto", tem um meme pra vc!
Bjs!

Esther Mara disse...

Meu Deus, eu finalmente encontrei outra pessoa como eu!

Quando comecei esse livro era já tarde da noite (quis ler após ver o trailer, gente que trailer mais instigante!) e só parei de manhã cedo, com o sol nascendo, e já terminando o livro (fiz isso poucas vezes na minha vida ávida por ramances, incluindo meu primeiro livro àgua com açúcar, A última Chance, de Diana Palmer, que na época adorei).
Gente, eu não podia parar e ir dormir (sorte que estava de férias), porque seria como se arrancassem um pedaço de mim.
Fui dormir, pra acordar e naquele mesmo dia começar Lua nova.
Impossível parar de ler.
É o melhor livro ever!
Estou in love com o seu blog (já li todos os posts até aqui, rs, só agora, rs)