Related Posts with Thumbnails
RSS

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Desafio Literário 2010 - Fevereiro!


Marilyn Kaye - Penelope

Editora: Galera Record
Páginas: 240
Ano: 2008


Penelope Wilhern tem tudo o que uma garota pode querer: uma família rica e da alta sociedade, um quarto adorável e muitas roupas de estilistas famosos. Mas nem tudo é perfeito e ela tem um problema... foi amaldiçoada com um nariz de porco, e a maldição só será quebrada quando alguém de sua mesma classe social aceitá-la como ela é.
Isolada do mundo pela família envergonhada, Penelope precisa entrevistar uma fila de solteiros esnobes na tentativa desesperada de encontrar um marido e acabar com a maldição. Mas ela deseja muito mais da vida e, depois que os planos de sua mãe e de uma casamenteira profissional desandam, ela resolve fugir e cair no mundo em busca de liberdade.


Comentários:

O que você pensaria se a todo o momento dissessem que você precisa se casar para ser alguém, para ter um rosto bonito? Passaria a repetir e acreditar nessas palavras, não é? Isso é o que ocorre com Penelope. Ela cresceu isolada, escondida, até morta para o mundo, tudo isso por carregar uma maldição de família e ter orelhas e nariz de porco. Ao chegar à idade de casar (será que há essa idade? Pensamento e expressão totalmente ultrapassada, porém ainda usada...), sua mãe, ao lado de uma profissional, recruta (expressão cabível e quase perfeita para exprimir as atitudes da mãe) os solteiros de sangue azul que podem acabar com a maldição. Entretanto, eles fogem assustados quando o rosto de Penelope é revelado. Menos um. Será esse o príncipe encantado que desencantará essa “menina porca”?

Escolhi esse livro para o mês de fevereiro porque já fazia algum tempo que eu o tinha baixado e, ainda, por ter amado o filme. Para quem não sabe, essa história é baseada no filme homônimo, protagonizado pela Christina Ricci, James McAvoy e com uma pontinha da Reese Witherspoon.


(...) Jovens ou velhos, baixinhos ou altos, todos temos alguma coisa que gostaríamos de mudar em nós mesmos. Às vezes, permi­timos que essas inseguranças definam quem somos e atrapa­lhem todas as coisas maravilhosas que poderíamos conquistar. Penelope nos ensina a vencer nossos medos, aceitar de cora­ção aberto as coisas que nos tornam únicos e dar valor à nos­sa individualidade. Ela encara o mundo sem medo e sempre maravilhada.
Espero que esta história inspire você a tentar ser um pou­co mais como Penelope e a aprender a amar tudo aquilo que é realmente único em você.


Introdução de Reese Witherspoon

Esclarecendo alguns pontos:

* Adoro contos de fadas!!! Mesmo agora, já crescida, sempre procuro por livros que resgatem a fórmula desses. Então, posso dizer que fiquei satisfeitíssima com a proposta da Vivi para esse mês;

* Livro infanto-juvenil... história rápida e doce. Protagonista fofa que traça uma trajetória crescente, saindo dos pensamentos suicidas para a descoberta do mundo, da liberdade, de amigos, do amor próprio e do amor romântico. Merece ser lido por jovens e não tão jovens, pois traz uma lição que deve ser aprendida e exercitada por muitas pessoas ainda;

* Algumas personagens, àquelas que seriam as vilãs, revelam lados inesperados, fragilidades, atitudes éticas e decentes. Gostei disso! Acho que todos temos dias de mocinho e dias de vilão. Ninguém é totalmente mau ou totalmente bom. Vivemos em uma luta eterna entre esses dois sentimentos;

* Quando a maldição é desfeita (e é bem diferente do que eu - e talvez você - poderia imaginar!), Jessica Wilhern fica desconsolada, nem de longe poderia esperar que fosse mais fácil do que supunha anteriormente, mas, como uma pessoa fútil e superficial, nem assim ama a filha como ela é. Algumas pessoas simplesmente não mudam! Alguém mais a-d-o-r-o-u o seu final nem tão feliz? hehehe!

* Livro queridinho do mês! Pelo que andei vendo em muitos blogs participantes do Desafio Literário, vários escolheram esse livro, por isso, procurei não visitar minhas amigas e ler livre de palavras e opiniões alheias. Acho que consegui!!!

* Para quem se interessar pelo livro, procure assistir ao filme depois. Já que o livro é inspirado no roteiro, pode ser - para alguns - um tanto frustrante assistir e ler a mesma coisa;

* A capa do livro é linda, mas procurando imagens do filme, encontrei a capa original. Ela é totalmente perfeita e de acordo com a versão cinematográfica. Poderia ter sido usada, não é?

Saldo:


Mantendo-me fiel ao pensamento de não dar uma nota, digo que o saldo continua positivo. Tenho amado todos os livros escolhidos até agora. Essa história conquista pela doçura e pela mensagem e deve ser apreciada por outras pessoas. Que tal você? É só clicar aqui!

É isso!
Deixa agora eu correr para a leitura do reserva... Até daqui a pouco!
Beijos!

20 corações despertados:

Lariane disse...

Ca, tô morrendo de vontadeeeeeeeeeee de ler esse livro, só tem resenha boa!

Náh disse...

Uia... Adorei a resenha! O livro deve ser muito bom!
Camilla... Você já sabe da Brincadeira Literária que estou promovendo? Se não, visita o blog e confira!
É uma espécie de blogagem coletiva, onde você irá descrever e contar para gente o primeiríssimo livrinho que leu...
Participa!
Bjus,
NÁH

Fernanda disse...

Amei sua resenha, Milla... Muito fofa, e captou bem o livro. Concordo com a sua opinião! :)

PS: AMO a capa brasileira, mas tbm amei a original que vc postou. Que linda! ^^

Bjs

Debora disse...

Gostei da dica! Será que consigo baixar em algum canto?

E que desafio é esse? Me conta!

Saudade!
;*

Michele disse...

Oi Camila,
Só li resenhas elogiando esse livro, estou até com vontade de ler...
Bjs.

Lili disse...

Parabéns pela resenha! Apesar de não ter gostado do livro (achei fraquinho na verdade) gostei de ler muito a sua opinião!
Beijos querida!
Lili

Laura Schwartz disse...

Um dia terei que ler, já que todo mundo está gostando! Obrigada pela resenha!

Nanda disse...

Este livro foi o queridinho do desafio deste mês, cada resenho que vejo me da mais vontade de ler. Já está na fila estou muito curiosa, não vi o filme antes então agora quero ler o livro primeiro rs

bjo

Carol disse...

Oii! Adorei a sua resenha! Ja tinha me deparado com esse livro, mas nao tinha me animado muito. Agora, depois da sua resenha ele vai pra minha lista de leituras! Beijos

Juliana Lira disse...

Livro baixado e o pior?Furou a fila!!!Vou ler essa semana kkkkkkk
Cê sabe que sou sua fã


Milhões de beijos

Aline Maziero disse...

Camilla,
Tanta gente leu esse livro neste mês e eu gosto tanto desse tipo de leitura... q não vou aguentar esperar muito tempo p´ra lê-lo não. Ainda não vi o filme, que é melhor, pq assim não me decepciona antes da hora. Bjus

Diana Bitten disse...

Amei sua resenha! Adorei a forma como fez seus comentários e vc conseguiu me fazer realmente ter vontade de ler esse livro.

Como vc disse várias meninas optaram pelo mesmo título, mas os seus comentários que me fizeram entrar no clima da estória e me conquistaram.

Parabéns! Um abraço e até o próximo mês!

Kézia Lôbo disse...

ooo a capa original é muito melhor...
E realmente cada resenha que leio quero ler..
Bahh esse ta na lista a tempo...

Caline disse...

Oi Camilla, o meu livro do Desafio ta,bém foi esse!!!!
Adorei sua opinião, o livro é realmente maravilhoso e super fofo.
Sua resenha ficou ótima.

Abraços.

Elisandra disse...

Ameiiiiiii sua resenha to loka pra ler o livro......bjus elis....ate março!!!!!

Celsina disse...

Oii...
Gostaria de te convidar para participar da segunda promoção do Uma Janela Secreta, o livro é: A esperança tem muitas faces. Gostaria que desse uma força =) Obrigada.

O link é:
http://umajanelasecreta.blogspot.com/2010/02/promocao-esperanca-tem-muitas-faces.html

Débora Lauton disse...

Nossa tanta gente leu esse livro que eu estou super curiosa...
Mas acho que vou assistir o filme primeiro... só pra contrariar...rss

beijos,
Dé...

Srta. Camilla disse...

Olá, meninas!

* Lariane;

Pelo que vi nos outros blogs, o gostar dele foi unânime mesmo! Leia sim, Lari. Acho q vc vai gostar;

* Náh;

Obrigada, querida. Olha... achei muito interessante a Brincadeira Literária do teu blog. Se vc soubesse como já quebrei a cabeça e revirei as memórias p/ tentar me lembrar qual foi o primeiro livro q li só para participar, mas eu tenho um memória péssima... Então, espero q outras pessoas lembrem para que eu possa acompanhar os posts!

* Fê;

Que bom! Nós temos gostos mais ou menos parecidos! A capa original é linda mesmo!

* Dé/gema;

Já respondi suas dúvidas no seu blog... Que bom te ver por aqui, viu?!

* Michele;

Leia mesmo! Esse livro é muito fofo! ;)

* Lili;

Obrigada pela visita! Ele não é O livro perfeito, mas eu achei divertido e com uma ótima lição de moral.

* Laura;

Leia mesmo! Eu sou suspeita para falar, mas vale a pena.

* Nanda;

Teu blog está muito fofo! Adorei o novo visual! ;)

* Carol;

Que bom! Essa sempre é minha intenção: despertar o gosto pela leitura de um ou todos os livros...

* Ju;

kkkkkkkkkkkkk Vc é q é uma fofa! Eu tb passo por isso... já furei minha fila de leituras por ler/ouvir bons comentários sobre um livro. Isso é normal. :)

* Aline;

Leia mesmo, querida. Achei o filme tão bom qnto o livro, afinal o roteiro serviu como inspiração para o livro.

* Diana;

Fiquei vermelha com seus comentários... rsrsrs A gente tenta, né?! ;)

* Késia;

Concordo plenamente com vc... hehehe!

* Caline;

Que bom q vc tb gostou do livro. Esse desafio está mara, né?!

* Elisandra;

Obrigada pelas visitas e seus comentários sempre agradáveis! Bjo! =*

* Celsina;

Tanta promoção... eu não ganho uma. A sorte não me dá cabimento. Vou lá conferir a sua... afinal "a esperança é a última que morre".

* Dé;

kkkkkkkkkkkkkkkk Eu tb assisti ao filme primeiro... rsrsrs Mas é q o povo adora criticar qndo o filme é diferente ou qndo é muito igual. Affs! Sempre há um motivo para reclamar... Bjo! ;)


Valeu, meninas! Vcs são ótimas e fazem meu dia bem mais colorido! ;)

Vivi disse...

Oiê, Camila. Que resenha deliciosa. Minha irmã o leu para o desafio e gostou bastante. Vou separar um tempinho para lê-lo pois adoro histórias fofas. E como você amo esse universo de Contos de fadas.

Ah, respondendo a questão que você formulou o blog desafio literário: Primeiramente, agradeço o interesse. Melhor demonstração de quão bom tem sido esse desafio, não há. Obrigada mesmo. Então, não creio que seja o autolink o fator principal do descréscimo da partipicipação. Quem utiliza o autolink geralmente checa se o link foi postado corretamente. Eu já esperava uma diminuição da resposta do participantes nesse tema de fevereiro. Porque as leituras são mais longas, há a problemática de compartilhamento do tempo, e outros tantos fatores imprevisíveis. Por isso, há que se bater na tecla do planejamento de leitura. Não adianta pensar que se conseguirá completar a leitura sem que haja uma rotina planejada. Hoje em dia é praticamente impossível. E faz parte do desafio educar o leitor nesse sentido.

Você é dez, girl!

Beijos

Srta. Camilla disse...

Obrigada pela resposta, Vivi!

Que pena q o pessoal está encontrando problemas que dificultam a participação... Eu até entendo. Esse mês fiquei doente por umas duas semanas, mas mesmo assim recuperei o tempo perdido e fiz o possível para ler os dois livros. Estou tentando. Tb não sou muito organizada, mas sou muito responsável com as coisas as quais me proponho participar.

Bjo! Adoro sua visita e seus comentários. \o/