Related Posts with Thumbnails
RSS

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

As melhores declarações de amor (Cap. IX).

Outrora, as declarações de amor eram, em sua maioria, escritas. As cartas de amor, ridículas ou não, ajudavam rapazes a cortejar suas musas.

A carta está no livro da Jane Austen, Persuasão. Na história, ela foi escrita pelo capitão Federico Wentworth à sua amada, Anne Elliot.

"Já não consigo escutar em silêncio. Tenho de lhe falar pelos meios ao meu alcance. Anne, transpassa-me a alma. Sinto-me entre a agonia e a esperança. Não me diga que é demasiado tarde, que sentimentos tão preciosos morreram para sempre.
Declaro-me novamente a si com um coração que é ainda mais seu do que quando o despedaçou há oito anos e meio.
Não diga que o homem esquece mais depressa que a mulher, que o amor dele morre mais cedo. Eu não amei ninguém, se não a ti. Posso ter sido injusto, posso ter sido fraco e rancoroso, mas nunca inconstante. Vim a Bath unicamente por sua causa. Os meus pensamentos e planos são todos para si.
Não reparou nisso? Não percebeu dos meus desejos? Se eu tivesse conseguido ler os seus sentimentos, como creio que deve ter decifrado os meus, não teria esperado estes dez dias. Mal consigo escrever. A todo o momento estou a ouvir uma coisa que me emociona. Anne baixa a voz, mas eu consigo ouvir os tons dessa voz, mesmo quando os outros não conseguem.
Criatura demasiada boa, demasiada pura! Faz-nos, de fato, justiça, ao acreditar que os homens são capazes de um verdadeiro afeto e uma verdadeira constância. Creia que esta é fervorosa e firme no F. W. Tenho de ir, inseguro quanto ao meu futuro; mas voltarei, ou seguirei o seu grupo, logo que possível. Uma palavra, um olhar será o suficiente para decidir se irei à casa do seu pai esta noite, ou nunca."

Mais uma da Jane Austen para essa série, não é?! E, com certeza, não será a última vez que essa romancista que nos encanta aparecerá por aqui.

É isso! Podem suspirar... :)

8 corações despertados:

Natália Alexandre disse...

oie, passando p mandar bjss

Natália.

Carla Martins disse...

Digno de suspiros mesmooooo

disse...

Não é o meu livro favorito da Jane Austen, mas essa parte é linda!!!

Bjinhos, Rê.

Fernanda disse...

Ai, ai, ai.... <3

Eu suspirei. ;)

Bjos!

Lia disse...

Gosto muito de Jane Austen mas ainda não li esse, está na minha lista de desejados

Débora Lauton disse...

Essa carta é a melhor de todas... humf...
Maravilhoso...

beijos...

Srta. Camilla disse...

Oi, meninas!

Também nã li esse livro, ainda está na minha lista de futuras leituras, mas quando pesquisava sobre "Orgulho e Preconceito" me deparei com essa carta... e claro que ela cabia perfeitamente nessa série...

Muito linda!!! Eu quero...

Mimi disse...

Capitão Wentworth. *suspiros*