Related Posts with Thumbnails
RSS

sábado, 10 de julho de 2010

Federica Bosco - Sou Louca Por Você.


Federica Bosco - Sou Louca Por Você.

Título Original: Mi piaci da morire.
Editora: Bertrand Brasil
Ano: 2010
Páginas: 179

Sinopse:

Com mais de 100 mil exemplares vendidos na Europa, Sou Louca por Você, de Federica Bosco, consagrou-se como a Bridget Jones à italiana, por sua linguagem irônica, leve e feminina. Um romance moderno que mescla a divertida malícia feminina com a tresloucada efervescência teen: são hilárias as aventuras (e desventuras) da protagonista!

A vida de Monica não está sendo tudo aquilo que ela imaginava, nem o que as comédias românticas a fizeram acreditar que poderia ser. Italiana, solteira crônica e com dificuldade para entrar no jeans, ela se mudou de mala e cuia para Nova York a fim de tentar a vida de escritora e conhecer J. D. Salinger, mas acabou empregada numa loja de tecidos de duas velhinhas amargas que têm um fraco por torturá-la. Divide o apartamento com uma cantora de jazz caribenha e um gay que sonha em adotar um filho e que, apesar de tudo, parecem estar encontrando um rumo para suas vidas.
Um relacionamento frustrado-surtado com um cara noivo de outra mulher, um emprego em que é humilhada por duas múmias mais infelizes que ela, os questionamentos de uma mulher de trinta e a distância de casa fazem Monica refletir a respeito do caminho que está dando à própria vida (por sorte, sempre com bom humor e tiradas geniais!). Até que ela conhece Edgar, dono de uma editora que parece interessado em editar seu livro e também interessado nela. Só que, mais uma vez, é possível que Monica se dê conta de que a vida não é como os filmes com um final feliz a que ela costuma assistir. Ou será que é?

Comentários:

Gente, estava louca para ler esse livro. Além da capa super fofa (linda mesmo!), pela sinopse, poderíamos esperar uma história divertida, para dar gargalhadas e se encantar. E é isso mesmo! Adorei!

Vamos aos detalhes dessa história:

Monica é uma jovem italiana que decidiu morar em Nova York para realizar seu sonho: escrever e publicar seu romance, O Jardim dos Ex. Mas, como nem tudo na vida vem fácil assim, acaba obrigada a trabalhar em uma loja de artigos finos de duas “tias” solteironas que vivem implicando com ela. Divide um apartamento com uma cantora (sensitiva) caribenha e um gay super fashion, os quais sempre se envolvem em situações hilárias e/ou trágicas.
Em sua procura desesperada pelo amor de sua vida (príncipe azul), acaba apaixonada por David... pena que ele termina tudo, pois vai casar com a namorada (é... a oficial!).
Agora, ou ela continua mandando mensagens informando-o de seu atropelamento/internamento no hospital, para ver se ele volta, ou dá outro rumo à sua vida, como conhecer outros possíveis príncipes encantados: um homem maduro (na verdade, já apodrecendo: o avó de Mark), Jeremy, um cara que após o primeiro encontro se diz totalmente apaixonado, mandando flores, cartas, pedindo-a em casamento, enviando 52 torpedos... ou Edgar, que, além de divertido, carinhoso e inteligente, é sócio majoritário de uma Editora e fica bastante interessado em seu livro.

Esclarecendo alguns pontos:

* O livro é narrado em primeira pessoa, assim conhecemos Monica, uma protagonista inteligente, divertida, mas totalmente confusa, insegura e perdida com relação ao que realmente quer e aos seus sonhos. Ao mesmo tempo em que quer escrever seu livro e tem boas ideias, sente que não irá conseguir. Embora tema sofrer, entrega-se rapidamente e inteiramente aos seus amores, mesmo sendo relações que sabe que não vai dar certo. Ainda que queira encontrar o amor verdadeiro, acha mais seguro permanecer sozinha. Enfim, todas as ‘neuras’ comuns ao gênero feminino, não é? Quem nunca passou por isso?

* Como sempre, adoro os companheiros de aventuras/colegas de apartamento que geralmente aparecem nos chick-lits. Eles são sempre divertidos e extremamente caricatos. Temos, nessa história, Mark e Sandra. Ele é um gay assumido e muito bem resolvido que quer adotar uma criança (mas, segundo Monica, na outra semana o que ele queria mesmo eram sapatos Gucci). Sandra é uma cantora caribenha que, assim como Monica, mudou-se para Nova York para realizar seu sonho. Ela queria ser uma cantora famosa, mas acaba cantado em bares noturnos e abandonada pelo namorado ao descobrir que estava grávida. Além disso, é meio sensitiva. Pense em dupla pra lá de animada!

* Edgar é um homem maduro (mas nem tanto, viu?!), inteligente, divertido, cavalheiro e realiza os sonhos de Monica. A relação que começa como amizade, apoio, acaba evoluindo, mas ele tem uma história triste em seu passado e sente que não deve se envolver demais, além disso está só de passagem em Nova York. Complicado, hein?!

* Monica é apaixonada pelo escritor J. D. Salinger, autor do clássico O Apanhador no Campo de Centeio. Acho uma das partes mais bonitas da história quando Edgar leva Monica à casa de Salinger (outro sonho seu) para que ela entregue a carta que escreveu para ele.

* Pelo final, imaginei que teríamos continuações da história. Agora é torcer para que publiquem o quanto antes ou morrerei de curiosidade.
  • Mi piaci da morire (Sou Louca Por Você);
  • L'amore mi perseguita;
  • L’amore non fa per me.
Mais informações no site da autora: http://www.federicabosco.com/

* Enfim, um livro que diverte e encanta, com uma narrativa ágil, envolvente, engraçada e direta e uma mistura bem equilibrada de drama, comédia, romance e reflexões sobre a vida. É mais um chick-lit adorável para a nossa lista de compra. Ficar lisa nunca me pareceu tão gostoso... Recomendo!

Destaques românticos:

1. (...)
Dizer que te amo já não me basta. Deve haver alguma coisa ainda mais forte e, se não houver, a inventarei para você.” (Parte da carta de Jeremy).

2.
“No fundo, embora eu me lamente, estou bem assim, no limbo da adolescência, que me protege de me tornar adulta, e, inconscientemente, faço de tudo para estragar os potenciais casos sérios por medo de assumir responsabilidades em relação a alguém que não seja eu mesma.
No fundo, faz 31 anos que vivo comigo, e não é pouco... é uma relação séria.”

3. “Agora vou lhe dar uma das minhas famosas lições sobre os homens: você precisa saber que o príncipe azul não vai chegar em cima de um belo cavalo branco, desembainhando a espada, e sim a pé, todo empoeirado, cheirando a suor, e que também se perdeu uma porção de vezes antes de chegar, mas cedo ou tarde acabará chegando. Já você tem de ser muito receptiva, porque não vai estar escrito na cara dele ‘sou o homem ideal para você’.”

4.Foi o beijo mais bonito da minha vida. Um daqueles beijos longos e suaves que só vi serem dados em todos aqueles filmes a que assisti até ficar com indigestão, em anos e anos de noites passadas em casa, a sonhar. Meu coração está pulando para todos os lados, e estou com aquela sensação que chamamos de ‘borboletas no estômago’. E é lindo.”

5.
As formas de amor são infinitas; basta escolher a que nos deixa mais felizes.”

~> Gostou?
- Leia o primeiro capítulo aqui!
- Adquira o seu aqui!

É isso!
Até o próximo livro com coração...

6 corações despertados:

Sheyla Oliveira disse...

EU ouvi falar desse livro mas ainda nao tinha lido uma resenha sobre ele. Adorei, parece ser uma historia bem cativante

bjo

Cíntia Mara disse...

Esse livro parece ser bem legal, mas ainda vou demorar um pouquinho pra ler. Comprei em italiano, porque precisava de um empurrãozinho pra estudar. Consegui entender a sinopse da contracapa, mas quando comecei a ler, não entendi nada, rsrsrs.

Como sempre, adorei sua resenha :)

Beijos

Rê Fofura disse...

Queroooo muuuuuito ler esse livro, mas vai demorar um pouquinho! :~ Primeiro pq tô pobre e segundo pq tenho que esperar ir de férias ao Brasil :D
:**

Luka disse...

Eu adorei esse livro !
Engraçado e inteligente !
Recomendadíssimo.
Bjs
Luka.

larissa crislayne disse...

A capa é muitooo cute *-*

Eu li o primeiro capítulo e AMEII.
Quero ler muitoo.


Beijos

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Ainda nao tinha ouvido falar neste livro, adorei a resenha, ja' coloquei na minha lista!!!! Beijos