Related Posts with Thumbnails
RSS

sábado, 31 de julho de 2010

Desafio Literário, Federico Moccia - Desculpa se te chamo de amor


Federico Moccia - Desculpa se te chamo de amor

Título original: Scusa ma ti chiamo amore
Editora: Planeta
Ano: 2009
Páginas: 411

Sinopse:

Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um 'garoto' de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar. O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma.
Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.

Comentários:

Quando vi o tema do mês de julho do Desafio Literário, livro adaptado para o cinema, não tive como escolher outro. Primeiro porque uma amiga me indicou e, segundo, que a capa e a sinopse me conquistaram de cara. Então, estou aqui para contar como sua leitura foi extremamente agradável...

Vamos aos detalhes dessa história:

Niki e Alex estão em estágios distintos e, provavelmente, seria difícil que se conhecessem não fosse o acaso ou destino. Niki é uma adolescente totalmente aberta às coisas que a vida lhe oferece, curtindo cada dia como se fosse o último. Alex acaba de ser abandonado pela namorada sem qualquer explicação... Questionando esse abandono, não querendo aceitar o fim da relação, ele literalmente é atropelado pela Niki e, mesmo com a grande diferença de idade, ambos se apaixonam e vão mudando o mundo um do outro. A garota amadurece. O homem rejuvenesce.

Embora o amor seja verdadeiro, a diferença de idade - que para Niki pouco importa, mas para Alex incomoda - ou melhor dizendo, o que os outros pensam da diferença de idade, poderá nublar esse amor ‘solar’...

Esclarecendo alguns pontos:

* A narrativa de Moccia é leve, moderna, reflexiva e extremamente poética. Impossível não parar para reler vários trechos do livro. Como costumo sempre marcar os melhores trechos, praticamente marquei o livro inteiro e escolhi alguns para os destaques românticos, que poderão conferir ao final do post;

* A história de amor principal, de Niki e Alex, apesar de ser bem inusitada, levando em conta as diferenças gritantes entre os dois, é retratada de forma simples, sendo desenvolvida com calma, bem verossímil mesmo. Talvez seja isso que nos cativa e faz com que acompanhemos e torcemos pelo adorável casal;

* Achei o início um pouco lento, o que pode desestimular alguns leitores, mas o ritmo muda completamente com o desenrolar da leitura;

* Há ainda histórias paralelas, que o autor conduziu misteriosamente, ainda que algumas pareçam forçadas, não comprometem o valor do livro;

* Para quem já leu e amou, ficará feliz em saber que há a sequência da história de Niki e Alex (que, por sinal, já virou filme também) e ainda outro livro que conta um pouco mais sobre Niki. Os títulos dos livros, respectivamente, são:
  • Scusa ma ti voglio sposari;
  • Cercasi Niki Disperatamente.
* Enfim, é um livro romântico com uma narrativa poética e com personagens extremamente cativantes e realistas. Recomendo!

Esse é o cartaz do filme, que aqui recebeu o nome de Lição de Amor. Achei esse título de uma pobreza criativa tremenda! O que custava adotar a tradução do original?

Para quem não assistiu e adora uma comédia romântica, eu indico. Achei o filme bastante fiel à obra e, assim como adorei o livro, também amei o filme!

Destaque para a trilha sonora! Perfeita!

Um exemplo é a música de Niki e Alex no filme. Vejam a tradução:

Sugarfree - Scusa ma ti chiamo amore
.

Desculpa mas te chamo de amor
Não sei dizer nada mais
Desculpa se te dei um nome
Digo só que é você que
Redesenha o meu destino
E colore o desejo dentro dos meus olhos

Eu não tenho mais frio agora
Que aprendi a chorar
E não tenho medo quando me sinto renascer
Me coloco novamente à prova
Deixo o meu coração correr pra você

Nomes tarde demais no bolso
Agora tenho a liberdade
Pode jogá-la fora quando quiser

Uma vida pra reescrever
No seu coração que tem mil páginas
Folhearei poesias que falam de nós
Um amor que não tem idade

Desculpa mas te chamo de amor
E não posso dizer mais
Desculpa se não posso ter
Os anos que você tem agora
Mas conservo aquele instinto pra voar como um gavião em liberdade

O amor não é convenção
Não se delimita
Acontece nos nossos corações até agora

Uma vida pra reescrever
No seu coração que tem mil páginas
Falarei de um amor que ultrapassa as distâncias e não pára nunca
Não pára nunca

Uma vida pra reescrever
No seu coração que tem mil páginas
Folhearei poesias que falam de nós
Um amor que não tem idade

Desculpa mas te chamo de amor
Não sei dizer nada mais
Desculpa se te dei um nome
Agora pode me chamar também você.

Destaques românticos:

1. Noite. Noite encantada. Noite dolorosa. Noite doida, mágica e louca. E ainda assim, noite. Noite que parece não terminar nunca. Noite que às vezes passa depressa demais.”

2. Nada a fazer, quando algo nos faz falta precisamos preencher esse vazio. Só que, quando o que faz falta é o amor, não há nada que verdadeiramente seja suficiente.”

3. Somos tão completamente diferentes. Em tudo. Corremos o risco de nos apaixonarmos perdidamente um pelo outro.

4. Alessandro acaricia docemente os cabelos de Niki e os afasta do rosto. Depois sorri para ela. E canta novamente “Espero muito que você seja sincera”... e a beija. Um beijo lento, macio, que quer falar, serenamente dizer tudo, muito, demais. Tenho vontade de me apaixonar, Niki, de amar, de ser amado, tenho vontade de sonhar, quero construir, quero certezas. Trate de entender. Necessito esquecer tudo o que aconteceu nesses vinte anos que passei sem você. Será que um beijo sabe dizer tudo isto? Depende de quanto sabem ler os lábios que o recebem.”

5.
Niki sorri. Então se vira e o beija, com aquela boca que tem sabor de amor, como uma menina pequena caprichosa que procura por um beijo e sabe que vai encontrá-lo. Alessandro pega o rosto dela entre as mãos e a olha nos olhos. E mil palavras se trocam naquele seu olhar. Silenciosas, alegres, românticas, apaixonadas. Palavras escondidas, palavras que correm atrás das outras, palavras que pressionam para sair como um rio subterrâneo, como o eco longínquo de um vale apenas descoberto, como aquele alpinista que, com esforço, acabou de alcançar o pico de uma montanha e dali, sozinho, grita ao vento, às nuvens que o rodeiam, toda a sua felicidade.”

Trechos lindos, não é?! *Suspiros*

~> Veja como adquirir seu exemplar aqui!

É isso...
Até mais! ;)

11 corações despertados:

Sweet-Lemmon disse...

Adorei a sua resenha! Este livro está na minha *listinha de espera*, sabe? Me parece ser mesmo muito interessante. não vejo a hora de ler!

Bjos!

Débora Lauton disse...

Ai, estou com esse livro em casa faz um tempão... já peguei ele para ler duas vezes... leio as primeiras cinco páginas e paro... achei tão devagar...
Mas agora que você falou que só o começo é assim, fiquei mais animada...

beijos,
Dé...

Patota disse...

Adorei a resenha!

Eu comprei esse livro pra dar a minha melhor amiga, mas depois vi uma outra promoção e comprei outros livros para ela e acabei ficando com ele.
Ainda não parei para lê-lo, mas será uma das minhas próximas leituras.

Vivi disse...

Essa história é lindinha. Eu gosto da estrutura narrativa e estilo de escrita do autor. Bem, gosto é gosto. Excelente participação, queridaça!

Beijocas

Luka disse...

Esse livro está na minha wish list faz um tempão !
Adorei sua resenha .
Bjs
Luka.

olhosderessaca disse...

Eu já estava com muita vontade de ler esse livro, agora depois da resenha quero mais ainda. adorei... esse esta na minha lista. Bjss

Srta. Camilla disse...

Obrigada pelos comentários, pessoal! Só vocês para fazer com que todo o trabalho e correria do dia-a-dia valha a pena!

Bjos!

Anônimo disse...

Oi, srta.Camilla!
Amei teu blog e amei saber sobre este livro - pois tenho uma sobrinha adolescente que quer muito lêlo.
Gostaria de presentea-la,mas antes me diga...tem cena de amor sensual ?
Ou seja, Hot?
Ou posso comprar sem medo?

Abraços Dri.

Kézia Lôbo disse...

Haaa como eu quero ler esse livro. A historia parece ser linda!!! XD

Celsina disse...

Essa história parece mesmo muti linda =) mas ainda não estão tãão empolgada para ler rsr

Beijos!

Cíntia Mara disse...

Ganhei esse livro de amigo oculto ano passado, mas ainda não consegui ler. Mas a cada vez que vejo uma resenha fico com mais vontade, rsrs.

Bjos