Related Posts with Thumbnails
RSS

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Desafio Literário (Abril) - A Casa dos Espíritos


Isabel Allende - A Casa dos Espíritos.

Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 448


Bestseller internacional considerado pela crítica um clássico da literatura latino-americana, "A Casa dos Espíritos", romance transcendental de Isabel Allende, conta a saga da turbulenta e numerosa família Trueba, do Chile, com o seu patriarca angustiado e suas mulheres clarividentes. Trata-se de uma narrativa vertiginosa que se alimenta de si mesma e parece tender ao infinito. É no seu desfecho que se alcança o efeito trágico da obra cujo limite não é o esgotamento das narrativas, mas um golpe de Estado que metamorfoseia as narrativas em sangue nas sarjetas e as palavras em silêncio. Num panorama da história chilena que vai de 1905 a 1975, desfilam personagens como Esteban Trueba, latifundiário e senador; Clara, sua mulher clarividente e Alba, sua neta, jovem, socialista e, portanto adversária do patriarca e de seus cúmplices.

Comentários:

Esse romance foi uma surpresa! Quando o escolhi, nem imaginava o que encontraria, mesmo que já tenha assistido ao filme várias vezes, o livro é bastante superior e traz uma visão histórica bastante interessante. Gostei muito e recomendo!

"Ao entrar no coche, sorria sem poder acreditar em sua boa sorte e sem saber por que uma jovem tão encantadora como Clara o aceitara sem conhecê-lo. Não sabia que ela vira seu próprio destino e, por isso, o chamara com o pensamento e estava disposta a casar sem amor."

Vamos aos detalhes da história:

O livro apresenta a história da família Trueba, as três gerações, que são envolvidos na política chilena. Iniciando com a história de amor entre Esteban Trueba e Clara e, posteriormente, de seus filhos, Blanca, Jaime e Nicolas. Eles, apesar das convicções políticas do pai, tornam-se pessoas preocupadas com as classes desfavorecidas e ligadas aos ideais socialistas. Esteban é eleito Senador e perde seu grande amor, só podendo contar com a sensibilidade e o carinho da sua neta, Alba.

Esclarecendo alguns pontos:

* É um romance histórico, mas muito bem dosado. Há partes com romance, comédia, ação, drama, críticas à sociedade, ideais feministas e ainda detalhes sobrenaturais;

* O enredo é interessante e bem construído e as personagens são bastante desenvolvidas, fugindo dos estereótipos de mocinhas, mocinhos ou vilões;

* A história é narrada por Alba, a partir das memórias de Clara descritas em seu diário, mas em algumas passagens há a narração de Esteban Trueba (velho). Mesmo assim, o texto é predominantemente feminino;

* Clara é clarividente, move objetos com o poder da mente, fala com espíritos e tem premonições. Apesar desse “desligamento parcial” do mundo real, Clara é muito ligada a sua família e ajuda aos mais necessitados. Ela é irmã de Rosa, como quem o jovem Trueba sonhava casar;

* Destaque para as partes finais do livro em que são descritos, com um tom incrivelmente real (considerando que a autora viveu esse período...), os horrores do golpe militar e da ditadura chilena nos anos 70;

* Esse livro faz parte de uma trilogia que conta as histórias de famílias chilenas marcadas pela história do país.
  • Isabel Allende - A Casa dos Espíritos;
  • Isabel Allende - A Filha da Fortuna;
  • Isabel Allende - Retrato em Sépia.

* Enfim, é um livro sobre desilusão, tanto amorosas como políticas, sobre lutas e mudanças sociais. Afinal, Alba consegue modificar a postura do avô, coisa que nem todo o amor de Clara e sua bondade não fizeram.

Saldo:

Esse Desafio Literário está sendo um deleite... Por enquanto, tive a sorte de acertar em todas as escolhas. Então, saldo totalmente positivo! :)

~>
Gostou?
Baixe aqui!

É isso!
Até o próximo desafio!

18 corações despertados:

Fernanda disse...

Juro que pensei em escolher esse livro pro meu desafio.. quem sabe devesse ter feito isso, pq não gostei do que escolhi.. mas enfim! ;)

Bjoos!

Bia Carvalho disse...

Taí um livro que eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas que tenho muita vontade. Já vi o filme há muito tempo e gostei bastante.
Ótima escolha a sua!

Bjs

Ket, la Blair disse...

Eu gosto muito das suas resenhas porque você é clara e apresenta sempre os pontos que te chamam para o livr.
Nunca tive interesse em ler Isabel, ams confesso que agora estou muito tentada =p
bjinhos!

Nanda disse...

Camilla,

Eu li Eva Luna para o desafio, devo postar na semana que vem :)

Eu amo Isabel Allende e lendo seu post me bateu a maior saudade pq ja tem anos que li A casa dos Espíritos e não terminei de ler a trilogia.

A forma que ela escreve é mágica e os personagens são tão reais que chega a arrepiar, adoro Clara, Alba e seu amor proibido aiai

bjooo

Laura Schwartz disse...

Gostei da sua resenha mas ainda assim não consigo me atrever a ler Allende. rsrsrsrsr

Leninha - sempre romantica disse...

Tenho o filme, e gosto muito, fico imaginando a riquesa desse livro já que o filme deixa a gente meio que em transe quando assistido.
Boa dica, parabéns pela escolha!

Débora Lauton disse...

Nossa, esse é um daqueles livros que eu não fazia a menor idéia do que se tratava e achei que nunca me interessaria pra ler...
Adorei a resenha e fiquei muito interessada...

beijos,
Dé...

Bia Carvalho disse...

Desculpe a invasão, mas eu tenho uma ótima notícia!

O Blog Amor, Mistério e Sangue está estreando sua primeira promoção!!!

O prêmio para o vencedor é o primeiro volume da Série "A guerra das Sombras"

O Livro de Dinaer
Para mais informações sobre o livro
http://www.aguerradassombras.com/dinaer.html

Você não pode perder essa super promoção!!!
http://amormisterioesangue.blogspot.com/2010/04/primeira-promocao-do-amor-misterio-e.html

Bjs e boa sorte!

Cristine Martin disse...

Olá Camilla,

Também li A Casa dos espíritos este mês, e adorei! O livro é muito bom, rico em detalhes e a história é envolvente. Depois quero ler Paula, também da Isabel Allende, a Aline Maziero escreveu uma ótima resneha sobre ele.

Grande abraço!

naomi disse...

ah, eu não sabia que era uma trilogia! isso explica por que tem uma família del valle em filha da fortuna também... [que foi a minha escolha para o desafio.]

ótima resenha :o)

DaniNeves disse...

Moça!
Esta estória é realmente muito tocante.
Não li este livro, mas ví o filme e é muito lindo.
Parabens pela escolha!
Bjs

Lia disse...

Muito boa a resenha, gostei muito desse livro qdo li e é bem superior ao filme.

Ana Paula disse...

Oi Camila!!!!

jah li este livro, eh um dos melhores q jah li!!!!
Paula tbm eh muito bom..... se naum leu, leia, eh demais!!!!

Larissa, Lara, Lalá, .... disse...

Quero muito ler este livro!!! Boa escolha, beijos

Kézia Lôbo disse...

NOssa gostei tanto do titulo e tua resenha foi tao esclarecedora que ate me deu vontade de ler...
XD

Vivi disse...

Eu ainda não li esse. Parece uma ótima história. Quem bom que gostou, Camilla!

Cíntia Mara disse...

Ótima resenha :)

Minha experiência de abril não foi tão agradável. Pra ser sincera, até agora não li nenhuma resenha esse mês que me despertasse vontade de ler o livro. O que têm os escritores latinos para atrair alguns leitores e repelir outros dessa forma? Vou escolher livros de alguns deles e ler pra ver se descubro.

Beijos

Diana Bitten disse...

Mesmo estando um pouco atrasada esse mês, estou aqui para dizer que adorei sua resenha, mas não sei se este livro tem muita a minha cara.

Vamos ver o próximo, né?

Um beijinho e até mês que vem!