Related Posts with Thumbnails
RSS

domingo, 31 de outubro de 2010

Desafio Literário, Mitch Albom - As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu.


Mitch Albom - As Cinco Pessoas Que Você Encontra no Céu.

Título original: The Five People You Meet in Heaven.
Editora: Sextante
Páginas: 186

Sinopse:

As cinco pessoas que você encontra no céu conta a história de Eddie, mecânico de um parque de diversões, que morre no dia de seu aniversário de 83 anos. Imerso numa rotina de trabalho e solidão, ele passou a vida se considerando um fracassado. Ao acordar no céu, encontra cinco pessoas que lhe mostram o verdadeiro valor de sua vida.
Este livro foi escrito para cada um de nós, pois frequentemente nos sentimos frustrados e inúteis -assim como Eddie - por não termos realizado nossos sonhos. Ele nos faz lembrar que vivemos numa ampla teia de ligações e que temos o poder de mudar o destino dos outros com pequenos gestos.
Mitch Albom nos dá mais uma vez uma grande lição sobre a importância da lealdade e do amor.

Comentários:

"Amor perdido ainda é amor, Eddie. Ele assume uma outra forma, só isso. Você não pode vê-lo sorrir, não pode lhe trazer o jantar, não lhe faz cafuné nem rodopia com ele pelo salão. Mas quando esses prazeres enfraquecem, um outro toma o seu lugar. A lembrança. A lembrança se torna sua parceira. Você a alimenta. Você a segura. Você dança com ela. A vida tem de acabar — disse ela. — O amor, não."

Quando vi o tema do mês de outubro - lição de vida - do Desafio Literário, lembrei logo desse livro. Afinal, ele já estava na minha pilha de próximas leituras há algum tempo. Que bom que a leitura foi agradável e construtiva!

A história e o que eu achei?

Esse é um livro que começa pelo fim. Somos, então, apresentados aos últimos momentos de vida de Eddie, homem responsável pela manutenção dos brinquedos do Parque de Diversão Ruby Pier. No dia de seu aniversário de 83 anos, ele morre tentando salvar uma garotinha. Mas como "todos os fins são também começos", para Eddie, esse é apenas o começo de seu entendimento.
É, portanto, após a morte que ele entenderá a sua vida, recebendo a visita de cinco pessoas, não necessariamente conhecidas, mas que fizeram parte de alguma forma de sua trajetória terrena. Essas pessoas vão ensinar lições que o fazem entender que tudo é interligado e, às vezes, suas decisões e escolhas podem alterar outras vidas. Em cada céu ele observa novos aspectos de sua vida, que antes considerava banal... até inútil. Mas lá Eddie entende que "... cada vida afeta a outra, e a outra afeta a seguinte, e que o mundo está cheio de histórias, mas todas as histórias são uma só." e que, mesmo achando que não fez nada relevante, nem realizou seus sonhos, sua vida foi significativa e refletiu em outras vidas.

Com uma linguagem simples e direta, uma narrativa não linear, recheada de flashbacks, o autor apresenta lições sérias que vão muito além da chamada "auto-ajuda". Lições sobre a amizade, o amor e a importância de nossos atos. Recomendo!

É isso...
Até o próximo desafio!

2 corações despertados:

Jaquee Ribeiro disse...

Não recomendo a ninguém que leia o livro e veja o filme. Sempre fica uma situação muito chata, sei lá, eu ao menos não gosto disso. Mas como havia visto o filme "As cinco pessoas que você encontra no céu" antes de ler o livro e só o li porque achei o filme lindo, está aí uma dica. Se gostas de assistir filme, vale a pena. :3

Vivi disse...

Soou-me como uma tocante narrativa. Quem sabe não me animo a lê-la?
Excelente resenha!
Beijocas