Título original: Ardiente Paciência
Editora: Record
Páginas: 128
Sucesso também no cinema, esta novela tem como cenário o refúgio de Pablo Neruda em Ilha Negra, no Chile. Narra a amizade do carteiro Mario Jiménez com o poeta, e como nasce a admiraçao pelas poesias e a cumplicidade entre os dois, até a morte de Neruda.
Comentários:
Quando escolhi os livros desse mês não notei que eles tinham algo em comum, tanto pela história ocorrer no mesmo país, Chile, quanto - mais ou menos - no mesmo período, a morte de Allende e o golpe de Pinochet.
Coincidência ou sorte? Só sei que isso foi ótimo!!! ;)
É assim que ele conhece Pablo Neruda, o único a receber encomendas regulares. Por insistência de Mário, que admira as letras e, principalmente, a forma com que o poeta as utiliza, nasce uma bela e profunda amizade entre os dois. Com a ajuda de Neruda, ele consegue conquistar sua grande paixão, Beatriz.
* Skármeta conseguiu escrever um livro ao mesmo tempo romântico e realista, usando três temáticas principais: o amor pelas letras, a amizade entre dois pessoas tão diferentes, mas que compartilham melancolia/poesia e a paixão carnal. Pode esperar momentos ternos, poéticos e sensuais, viu?!
* Mário Jimenez é outra personagem muito bem montada pelo autor. Um jovem pobre, de família analfabeta, mas que busca melhorias para a sua vida e encanta-se pela beleza das palavras, usando-as para idolatrar e cortejar sua musa inspiradora, a filha da dona da taberna, Beatriz;
* O epílogo do livro é comovente, já que ressalta a força da população contra o autoritarismo e o abuso político, elegendo a figura de Neruda (poeta militante) um símbolo nacional.
* A adaptação desse romance para o cinema também merece destaque. Apesar das mudanças no roteiro, o filme é muito bom. Recomendo!
~> Gostou? Baixe aqui!
Até o próximo desafio!